terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projeto Reconstruindo Memorias



Inscrições prorrogadas, início das aulas em 27 de agosto

Quer ajudar a reconstruir coletivamente a memória de Petrópolis?
Solicite a ficha de inscrição pelo email (projetoreconstruindomemorias@gmail.com) ou faça sua inscrição na gerência do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Matéria publicada no G1(http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/08/projeto-com-inscricao-aberta-quer-resgatar-memoria-de-petropolis-rj.html)

"PROJETO RECONSTRUINDO MEMÓRIAS SEGUE COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Atividades cuja missão é resgatar o patrimônio da cidade oferecidas
a professores, estudantes e público em geral.

A primeira série de atividades do projeto cultural Reconstruindo Memórias têm início dia 27 de agosto, quarta feira, no Colégio Estadual Dom Pedro II – CENIP, com a missão de re construir algumas das memórias da cidade e preserva-las através de registros audiovisuais. As inscrições para participar do projeto foram abertas no último dia 25 e seguem até a véspera do início das aulas.
O trabalho surge da observação e convicção de que a memória é o maior patrimônio que temos e que a ferramenta do audiovisual pode contribuir para que ela seja recriada de forma viva e pulsante através dos registros capturados. As ações serão realizadas através de atividades teóricas, práticas e reflexivas, onde as principais discussões são identidade social e memória, tanto individual como coletiva.
No conjunto de ações que serão desenvolvidas estão workshops para professores, oficinas e a produção de registros audiovisuais. “Ao longo das oficinas serão realizadas pesquisas iconográficas a partir das histórias compartilhadas entre os participantes, objetivando a construção de uma memória coletiva”, pontua Aline Castella que é uma das Oficineiras.
Em Outubro serão oferecidos workshops para professores das redes municipais, estaduais e particulares nos dias 08, 22 e 29 com turnos de 09 às 12h e de 14 às 17h. As atividades serão conduzidas por profissionais que se destacam no cenário cultural e educacional da cidade.
Este é o primeiro projeto do segmento de audiovisual do município, que foi aprovado pelo Conselho de Cultura e segundo Aline para o sucesso da atividade é importante o apoio dos moradores da cidade. “Para que o projeto aconteça e permaneça é muito importante a mobilização da classe artística, outros segmentos culturais e comunidade escolar no sentido de divulgar e participar ativamente desta oportunidade de recontar a história petropolitana”, completa a artista.

INSCRIÇÕES – As atividades serão gratuitas e estão abertas ao público em geral, a partir dos 15 anos. Os interessados em participar devem se inscrever através do Perfil “Reconstruindo Memórias” no Facebook ou na gerência do Centro de Cultura Raul de Leoni. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail (projetoreconstruindomemorias@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notificações